01 Doomed By A Living Dead
02 A Corpse Without Soul
03 Nuns Have No Fun
04 Devil Eyes
Melissa (1983)
01 Evil
02 Curse Of The Pharohs
03 Into The Coven
04 At The Sound Of The Demon Bell
05 Black Funeral
06 Satan's Fall
07 Melissa
Don't Break The Oath (1984)
01 A Dangerous Meeting
02 Nightmare
03 Desecration of Souls
04 Night of the Unborn
05 The Oath
06 Gypsy
07 Welcome Princess of Hell
08 To One Far Away
09 Come to the Sabbath
10 Death Kiss (demo)
The Beginning (1987)
01 Doomed By The Living Dead
02 A Corpse Without Soul
03 Nuns Have No Fun
04 Devil Eyes
05 Curse Of The Pharaohs
06 Evil
07 Satan's Fall
08 Black Masses
09 Black Funeral (bonus track)
King Diamond começou sua carreira como o notório homem de frente de uma das mais amadas bandas cult, o Mercyful Fate. A banda realizou um punhado de álbuns clássicos no início dos anos 80 antes da separação por diferenças músicais.
King Diamond lançou a carreira solo em 1985 com o auxílio do guitarrista do Fate, Michael Denner, do baixista Timi Hansen, e dos seus novos recrutas, o guitarrista Andy LaRocque e o baterista Mikkey Dee. Realizando o apetitoso single "No Presents For Christmas" nesta temporada de férias, a banda chamou atenção para o seu primeiro esforço de corpo inteiro: "Fatal Portrait", realizado na primavera seguinte. O álbum se tornou um hit entre a legião de fanáticos dos Mercyful Fate que percebeu que o legado vivia nos meandros do último esforço de King.
Fatal Portrait (1986)
01 The Candle
02 The Jonah
03 The Portrait
04 Dressed In White
05 Charon
06 Lurking In The Dark
07 Halloween
08 Voices From The Past
09 Haunted
10 No Presents For Christmas (Bonus Track)
11 The Lake (Bonus Track)
No ano seguinte a banda fez um álbum ainda melhor, "Abigail", que tocava sobre muito mais do que os temas de horror concebidos por King e sugeridos em seu debut. O álbum se tornou um sucesso expandindo King muito além do que o Mercyful Fate havia atingido, alcançando inclusive mais vendagem e exposição do que sua antiga banda. O contratempo foi a saída do guitarrista Michael Denner, amizade de longa data, que deixou a banda por alguns compromissos de turnê e foi substituído por um curto período pelo ex-guitarrista do Madison, o retalhador Michael Moon.
Abigail (1987)
01 Funeral
02 Arrival
03 A Mansion In Darkness
04 The Family Ghost
05 The 7th Day Of July 1777
06 Omens
07 The Possession
08 Abigail
09 Black Horsemen
10 Shrine (bonus track)
11 A Mansion In Darkness [rough mix]
12 The Family Ghost [rough mix]
13 The Possession [rough mix]
A banda foi altamente aclamada por sua imaginação lírica, que foi melhor desenvolvida na sua próxima e melhor excursão, "Them". O álbum era inteiramente conceitual, e alguns achavam que poderia ser translado para uma grande novela ou ainda melhor um filme. A ingenuidade do projeto tão bem consumado renderam a King Diamond seu primeiro álbum a entrar na parada musical Top 100 da Billboard. O grupo, agora incluindo novos membros como o guitarrista Pete Blakk e o baixista Hal Patino, embarcou na sua turnê de maior sucesso até então, partilhando o palco com atores que faziam diferentes papéis do citado disco.
Them (1988)
01 Out from the Asylum
02 Welcome Home
03 The Invisible Guests
04 Tea
05 Mother's Getting Weaker
06 Bye, Bye Missy
07 A Broken Spell
08 The Accusation Chair
09 Them
10 Twilight Symphony
11 Coming Home
12 Phone Call
13 The Invisible Guests (Rehearsal)
14 Bye, Bye Missy (Rehearsal)
Rapidamente seguindo o sucesso e continuando a linha de história de "Them", King Diamond gravou "Conspiracy", álbum de 1989. O disco foi a última performance do baterista Mikkey Dee (que mais tarde iria se juntar ao Motörhead) e assinalaria o inicio do envolvimento de Snowy Shaw com King Diamond. Outra turnê bem sucedida foi completada antes do grupo começar a trabalhar na sua próxima composição musical, "The Eye".
O álbum era outro trabalho conceitual revolvendo o tema da perseguição do cristianismo durante os anos. O álbum fez um explosivo debut e foi saudado com um clima de críticas e controvérsias a favor e contra o tema. A banda começou a ter alguns problemas com a sua gravadora Roadrunner, enquanto a corrente line-up via King Diamond, a banda, se dissolver com apenas King e o guitarrista Andy LaRocque restando e gravando para um novo selo.
Conspiracy (1989)
01 At The Graves
02 Sleepless Nights
03 Lies
04 A Visit From The Dead
05 The Wedding Dream
06 Amon Belongs To Them
07 Something Weird
08 Victimized
09 Let It Be Done
10 Cremation
11 Cremation (Live Show Mix)
The Eye (1990)
01 Eye Of The Witch
02 The Trial (Chambre Ardente)
03 Burn
04 Two Little Girls
05 Into The Convent
06 Father Picard
07 Behind These Walls
08 The Meetings
09 Insanity
10 1642 Imprisonment
11 The Curse
Nesse meio tempo, King ouviu algumas canções em que o guitarrista original do Mercyful Fate, Hank Shermann, estava trabalhando, e que soavam como as verdadeiras raízes da banda. Estas faixas inspiraram tanto King que o Mercyful Fate foi reformado em 1992 com o line-up original com King nos vocais, Shermann e Michael Denner na guitarra (que estava trabalhando junto com uma banda chamada Zoser Mez), Timi Hansen no baixo e um novo baterista, Snowy Shaw. Entretanto uma menção deve ser feita de que King nunca perdeu de vista seu projeto pessoal e sempre tencionou manter ambas as bandas funcionando ainda que o guitarrista Andy LaRocque tocasse no álbum do Death, "Individual Thought Patterns". Cada banda foi rapidamente contratada pela gravadora Metal Blade e o Mercyful Fate gravou o fenomenal disco de volta, "In The Shadows". A reformada banda e seu álbum foram recebidos com entusiástica resposta no prestigiado Dynamo Festival na Holanda, um show com o Metallica na Dinamarca e uma farta vendagem de discos nos Estados Unidos. Um compacto ao vivo, "The Bellwitch", era uma lembrança das excursões. O Mercyful Fate rapidamente aproveitou o barulho acerca de sua reformulação e gravou o álbum "Time".
In The Shadows (1993)
01 Egypt
02 The Bell Witch
03 The Old Oak
04 Shadows
05 A Gruesome Time
06 Thirteen Invitations
07 Room Of Golden Air
08 Legend Of The Headless Rider
09 Is That You, Melissa
10 Return Of The Vampire...1993
The Bell Witch (E.P) 1994
01 The Bell Witch
02 Is That You, Melissa
03 Curse Of The Pharaohs (Live)
04 Egypt (Live)
05 Come To The Sabbath (Live)
06 Black Funeral (Live)
Time (1994)
01 Nightmare be thy name
02 Angel of Light
03 Witches dance
04 The Mad Arab
05 My Demon
06 Time
07 The Preacher
08 Lady in Black
09 Mirror
10 The Afterlife
11 Castillo des Mortes
Nunca perdendo de vista sua própria banda, o duo de King e LaRocque continuou formulando idéias para a sua volta e recrutando uma nova line-up. Literalmente, assim que as gravações de "Time" terminaram, King reentrou no Dallas Sound Lab (onde o os outros dois discos do Mercyful Fate foram gravados). "The Spider's Lullaby" estabeleceu o recomeço, com o guitarrista Herb Simonsem, o baixista Chris Estes, o baterista Darrin Anthony e o guitarrista de longa data Andy LaRocque. O novo álbum era de longe o melhor trabalho em anos. O Rei havia voltado.
The Spider's Lullabye (1995)
01 From The Other Side
02 Killer
03 The Poltergeist
04 Dreams
05 Moonlight
06 Six Feet Under
07 The Spider's Lullabye
08 Eastmann's Cure
09 Room 17
10 To The Morgue
Após isto, foi lançado "The Graveyard", com excelentes arranjos e músicas, contando a história de um prefeito que abusava de sua filha de 7 anos e, ao ser flagrado por um sujeito com problemas mentais, o incrimina.
Em 1998 saiu "Voodoo", uma incrível história sobre uma família que se muda para uma casa onde há um cemitério voodoo.
The Graveyard (1996)
01 The Graveyard
02 Black Hill Sanitarium
03 Waiting
04 Heads On The Wall
05 Whispers
06 I'm Not A Stranger
07 Digging Graves
08 Meet Me At Midnight
09 Sleep Tight Little Baby
10 Daddy
11 Trick Or Treat
12 Up From The Grave
13 I Am 14 Lucy Forever
Vodoo (1998)
01 Louisiana Darkness
02 'LOA' House
03 Life After Death
04 Voodoo
05 A Secret
06 Salem
07 One Down Two To Go
08 Sending Of Dead
09 Sarah's Night
10 The Exorcist
11 Unclean Spirits
12 Cross Of Baron Samedi
13 If They Only Knew
14 Aftermath