O Electric Light Orchestra, ou apenas ELO, foi formado em 1970, em Birmingham, na Inglaterra. Liderado pelo vocalista Roy Wood, o grupo ainda tinha Jeff Lynne (guitarra), Rick Price (baixo) e Bev Bevan (bateria). Eles se conheceram na banda The Move, que estava ativa desde 1966 e a intenção era continuar no estilo rock melódico com influências clássicas.
Morando em Londres, o grupo chamou o instrumentista de sopro Bill Hunt e o violonista Steve Woolam para gravar o álbum de estréia, “No Answer”. Durante os shows de divulgação, ocorreram mudanças na formação do grupo com a entrada de Wilf Gibson (violino), Richard Tandy (baixo), Andy Craig e Hugh Mac Dowell (ambos no cello), com isso, o disco emplacou a música “10538” no Top 10 britânico.
Algumas semanas depois, Wood resolveu deixar o grupo para criar o Wizzard e mais quatro integrantes deixaram o ELO em seguida - Jeff Lynne assumiu a liderança, os vocais e a guitarra para dar continuidade ao trabalho com a nova formação: Michael D’Albuquerque (baixo), Richard Tandy (teclado) Mike Edwards e Colin Walker (cellos).
Em 1973, o disco “ELO II” fez a volta do grupo às paradas musicais com um cover de Chuck Berry, “Roll Over Beethoven”. A canção se tornou também o primeiro ‘hit’ nos Estados Unidos, mas foi com “Cant’t Get It Out of My Head” do disco “Eldorado”, lançado em 1974, que o grupo chegou ao Top 10 norte-americano.
O sucesso do ELO cresceu a cada ano, mas as mudanças de formação se tornaram constantes. 5 milhões de cópias do disco “A New World Record” foram vendidas em 1976. Com bons lançamentos, entre eles “Discovery” (1979), responsável por duas canções no Top 10, garantiram a boa venda de “Greatest Hits”, com os maiores sucessos da carreira do grupo. Na mesma época, Jeff Lynne compôs algumas músicas para a trilha sonora de “Xanadu” com Olívia Newton-John, elas foram gravadas pelo ELO e pela atriz e cantora.
Na década de 80, o entra e sai não foi diferente. Após o lançamento de “Secret Messages” em 1983, Bevan saiu para tocar no Black Sabbath. Mas, três anos depois ele voltou a tempo de gravar “Balance of Power” com o hit “Calling América”, que não repetiu o sucesso dos anteriores. Com Jeff Lynne trabalhando também como produtor de outros músicos, o ELO perdeu a popularidade com o tempo, logo, Jeff se lançou em carreira solo e o grupo se desfez.
01. Evil Woman
02. Do Ya
03. Can't Get It Out Of My Head
04. Mr. Blue Sky
05. Strange Magic
06. Livin' Thing
07. Turn To Stone
08. Sweet Talkin' Woman
09. Telephone Line
10. Shine A Little Love
11. Hold On Tight
12. Calling America
13. Rock And Roll Is King
14. Don't Bring Me Down
15. Roll Over Beethoven